O BLOCKMEET MT esclarece para você o que é Bitcoin e Criptomoeda, e porque grandes corporações estão adotando a tecnologia Blockchain.

Quando surgiu o Bitcoin?
A ideia inicial do Bitcoin nasceu em um fórum de criptografia em 31 de outubro de 2008, onde uma pessoa ou grupo de pessoas com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, escreveu um artigo (white paper) intitulado “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System“, onde descrevia um forma de dinheiro digital sem fronteiras, transparente, deflacionário em uma rede distribuída, Blockchain.

Mas vale ressaltar que o Bitcoin não foi a primeira tentativa de um dinheiro digital, houveram outras tentativas como o DigiCash de David Chaum, mas que por não conseguir evitar o problema de gastos duplos (onde o usuário envia as moedas mas continuava uma cópia da mesma moeda em sua carteira, parecido quando enviamos um e-mail e podemos enviar várias e várias vezes esse mesmo e-mail).

Resolvido isso, a primeira transação de bitcoins ocorreu em 03/01/2009 às 18h15:05, seu registro está inalterado até hoje na Blockchain (rede de transações). Até esse momento o bitcoin não tinha preço de mercado, mas quando hoje uma transação referente a compra de duas pizzas pelo preço de 10.000 bitcoins, de lá para cá só ganhou adeptos.

Criptomoedas
O Bitcoin sendo um código aberto, permitiu que outras pessoas clonasse o código base do BTC e fizessem outras implementações, assim nasceu o Ether, criado pelo jovem russo Vitalik Buterin em 2014, a rede Ethereum revolucionou todo o sistema criptográfico com transações mais rápidas, além de sua plataforma permitir a criação de tokens e contratos inteligentes.

Após o Ethereum vieram muitas outras criptomoedas que visam melhorar alguma ineficácia do mercado, como o Bitcoin fez com as finanças, a criptomoeda Dash veio trazer privacidade para as pessoas, enquanto a Iota almeja ser a criptomoeda da Internet das Coisas, com parcerias com grandes players do mercado como a Microsoft, Bosch, Jarguar entre outras marcas mundiais.

Disrupção
Talvez com palavras não consiga expressar o que o Bitcoin e outras criptomoedas estão fazendo , mas podemos mensurar o abalo em todo sistema global seja no setor financeiro, governamental, industrial ou no agronegócio, temos certeza que há uma criptomoeda tentando resolver alguma ineficácia para diminuir custos e ganharmos agilidade.

Abaixo vamos explanar a tecnologia de alguma altcoins (moedas alternativas ao Bitcoin), a proposta de cada moeda e o que ela buscar resolver, e se está conseguindo fazer.

Disruptores Bitcoin
Conforme abordado a acima o Bitcoin veio para revolucionar o mundo das finanças e nosso dinheiro. O btc surgiu como resposta a crise financeira de 2008, crise essa causada pela criação de dinheiro em excesso causando um super aquecimento na economia global, a resposta do Bitcoin foi um dinheiro global sem fronteiras, um ativo ao portador, deflacionário e limitado que imita a escassez do ouro, uma moeda que não pode ser falsificada em uma rede pública, que trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano de forma ininterrupta há mais de 10 anos.

Agora vamos imaginar todo esse colosso aplicado na administração pública, onde qualquer pessoa com um acesso a internet e um smartphone poderia rastrear o caminho do dinheiro público, fiscalizar que recebe, quem envia, quanto e por quê?

Talvez por causa disso que a maior criptomoeda do mundo não é aceita no mainstream, uma moeda legítima, que não há espaço para o anonimato ou desvios públicos. Mas o que há de melhor é que o Bitcoin traz a inclusão social, que pode capacitar 1,7 Bilhão de pessoas desbancarizadas no mundo ou mais de 100 milhões de pessoas que não têm uma conta bancária no Brasil e ficam a margem da sociedade.

Esse é o Bitcoin, um dinheiro real e único, que não pode ser confiscado como aconteceu em 1992 no Brasil, uma moeda com transações rápidas e custo de transação irrisório, a qualquer hora do dia

Ethereum
O Ethereum abordado acima não é só uma plataforma de criação de tokens, ela é muito mais que isso, desenvolvida sobre um contrato inteligente (smart contracts), que nada mais é que um código escrito em linguagem de programação só que ao registrar ele na Blockchain se torna imutável e não deixará ambiguidade.

Partindo desse princípio, qualquer coisa escrito em um contrato inteligente se torna única e esse contrato pode ser feito de pessoa para pessoa (P2P) sem depender de um ente governamental para dar a chancela, já que o contrato será registrado em uma rede pública será executado da forma em que foi escrito.

Agora vem a pergunta, para que cartório?

Iota
A Iota foi criada para indústria 4.0 em uma economia de máquina para máquina (M2M), onde dispositivos poderão se comunicar e fazer pagamento de modo automatizados. Essa criptomoeda conseguiu eliminar o custo de transação, isso mesmo custo ZERO para enviar dinheiro há qualquer parte do mundo.

Com uma economia futura baseada em sensores e dispositivos que leem nossos hábito, nosso carros autônomos poderão conversar com outro veículos para economizar energia e fazer o melhor trajeto, pagar pedágios e estacionamentos a “x” quilômetros de distância, ou até mesmo fazer o pagamento da bomba de combustível de modo autônomo, e isso é só o começo, pois a criptomoeda Iota além das parcerias mencionadas acima, fez uma parceria com a gigante Volkswagen não fazendo de minhas palavras uma utopia

A coisa mais importante que temos em nossa vida é o tempo, que é limitado, gastamos dois terços de nossas vidas para trabalhar, ganhar dinheiro e o restante temos que dividir entre nossa família e outros afazeres como pagar contas e enfrentar filas, a com a economia machine to machine pode economizar esse tempo e gastá-lo com quem mais importa, nossa família.

Agora pense que você não terá que se preocupar em pagar contas, ir ao supermercado, enfrentar filas em bancos e órgãos, a IOTA fará tudo isso para você, ela enviará um sinal ao dispositivos dos supermercados avisando que acabou o leite das crianças, fará o pagamento e você receberá na hora desejada, você não terá mais que se preocupar em pagar contas ir ao banco.

Mas você pode argumentar que já não precisa disso e faz tudo pelo débito automático, em tese sim, mas na verdade o seu dinheiro nesse momento está sendo emprestado para outra pessoa e o que tem na sua conta é só dígitos, e outra, como abordado acima no Bitcoin imagine chegar a hora de pagar suas contas e sacar seu dinheiro e o governo confiscar ele ou acontecer uma crise econômica igual a de 2008 onde quase todo o sistema ruiu, só não por causa da impressão de mais papel, e sermos iludido que a crise é apenas um “marolinha”, temos que repensar nosso dinheiro e nossa economia

Conclusão
Citamos apenas três criptomoedas, mas hoje existem mais de 4.000 criptos, claro que muitos projetos não vão vingar, mas existem muitos outros que abrangem grandes áreas da nossa economia como o agronegócio com a rastreabilidade de alimentos com o Blocckchain, assim como faz grandes players do mercado mundial como a Nestlé e Carrefour que trouxa resultados excelentes tanto para empresa como para seus clientes que passaram a comprar e confiar mais na marca. Com a rastreabilidade do Blockchain no agronegócio e o varejo você poderá saber a origem e o trajeto do seu alimento assim como os clientes do Carrefour já conseguem ter acesso a essas informações.

Poderíamos dissertar horas a fio sobre o modo que vivemos e o que o Blockchain traria de benefícios para economia como um todo, mas principalmente para pessoas. Não importa quem você é ou o que você faz, será impactado como todos a sua volta.

Esse evento tem o propósito de preparar jovens líderes, startups, fintechs e executivos de grandes e pequenas corporações, para as mudanças causada pelo Blockchain, em vários setores da economia desde o agronegócio a finanças, possibilitando a verdadeira “Internet do dinheiro”.