Como o Blockchain e as tecnologias de ponta estão transformando o agronegócio.

O agronegócio

O Brasil tem fama internacional como um dos maiores produtores/exportadores do mundo de soja, açúcar, café, milho, carne, proteínas e outros alimentos.

Com um PIB anual de R$ 1,5 trilhão, o nosso país é o terceiro maior produtor de alimentos do planeta, e o agronegócio contribuiu com 22,8% para o PIB brasileiro de 2017 e com 37% dos empregos (são 17,7 milhões de trabalhadores).

O mundo tem cerca de 7,7 bilhões de habitantes, mas com uma expectativa de crescimento para 9 bilhões até o ano de 2050, estima-se que a produção de alimentos precisa dobrar para atender a demanda, o que vai exigir práticas para melhorar a eficiência no uso dos recursos que evitam o desperdício e aumentam a produção. Mas como?

Aplicaçoes da tecnologia Blockchain

Blockchain na área de Logística
Os alimentos saem da fazenda, passam pelo processador, distribuidor e varejista antes de chegar ao consumidor final. É um longo caminho, passível de muitos erros.

A logística para que os produtos não sejam danificados é uma parte importante do processo, principalmente quando tratam-se de alimentos perecíveis. Além de facilitar no rastreamento dos alimentos e produtos, o Blockchain traz mais segurança ao registrar em que fase do processo um alimento se encontra e quanto tempo levou até o próximo estágio.

Caso o produto esteja avariado, é mais fácil perceber onde está o erro, que não pode ser adulterado.

Blockchain no Agronegócio
Transparência e simetria de informações: Compartilhe informações com outros atores da cadeia de valor (clientes, governo, parceiros, fornecedores), garantindo segurança, transparência e simetria de informações.

Tokenização de ativos: Transforme ativos em tokens, e transforme os seus produtos e serviços em ativos globais, simplificando a experiência de compra dos seus clientes e alcançando novos mercados.

Otimização de processos: Simplifique processos, reduza a burocracia, protocolos, documentos e registros distribuídos em diversas etapas da cadeia de valor. Remova intermediários e simplifique as operações para aumentar a produtividade, resumindo ganhe tempo.

Relacionamento com clientes: Melhore o relacionamento com clientes oferece informações sobre o seu produto e processo, e crie uma plataforma de benefícios que reforce o seu compromisso com o mercado, onde o cliente poderá rastrear a cadeia do seu produto.

Usos do Blockchain no Agronegócio
1) Rastreando Alimentos

– Cada produto, individualmente, tem a sua história (como uma impressão digital);

– Da semente ao produto final na casa do consumidor, sem adulteração;

– Do aviário ao frango congelado exportado;

– Do gado no campo à carne embalada na gôndola;

– Dê ao cliente a certeza e transparência sobre origem e condições do que está consumindo;

– Acompanhe a qualidade do processo e da produção, disponibilizando informações aos órgãos reguladores e aos potenciais mercados.

Informações na palma da sua mão
2) Gerenciamento do Ciclo de Vida da Plantação

– Registro de todos os eventos em Blockchain, da semente ao produto final de forma imutável;

– Criação de contratos futuros tokenizados para commodities (soja, milho, etc), uma saca de milho poderá ser representada por um token único;

– Transparência e simetria de informações entre os elos da cadeia de valor;

– Redução de intermediários e aumento da produtividade, sem burocracia;

– Qualidade do processo e do produto influenciando o preço final de venda;

Os projetos e o potencial de uso da Blockchain no agronegócio já são amplamente discutidos no mercado, mas há ainda uma lacuna que pode ser preenchida pelas empresas que entenderem mais rapidamente os benefícios de uso dessas soluções, a famosa vantagem competitiva de ser os primeiros.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *